segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Compasso



É só começar, vai. As coisas vão tomando forma quando você busca manter um olhar aguçado para o sol as 6h da manhã, sem reclamações desprezíveis. Acredite: desprezíveis. Está fragmentado, eu sei. O receio, o gesto, o quase bom-dia, a reza, o que te mantém de pé. Mas espero que após juntar todos esses pedacinhos, um em cada compartimento do que você chama de moradia, tenhas um coração completo. Sim, completo, depois de filtrado. Com cores e formas, pronto para viver o que acontecerá agora, daqui há um minuto que já se foi. Pronto para dá o primeiro passo, o segundo e assim por diante, depois de tantos já ultrapassados. Saiba: você não é o único nisso.
Grito. Tenho direito à voz. Tenho direito à vez. Ainda que meu grito seja silenciado pelas buzinas e minha vez seja perdida por alguém que furou a fila. Aprendi que paciência é a chave de uma respiração aliviada quando o ar está pesado. Tanta coisa já não me cabe dentro, aliás, nunca couberam. Acredito que na procura de um espelho, encontrei vidraças velhas que mostraram friamente, de fato, meu reflexo. Em cortes. Recortes de feridas e idas, outras voltas. Hoje, dançando em outros compassos. Num passo de cada vez.
O que não cessa está do lado de cá. Do lado de uma postura que dispensa formalidades baratas que só cabem na "burguesia decadente", como diria Edu, nas escrituras do querido amigo Caio Fernando.
Para mim não importam em quantos pedaços as coisas se fragmentam, o que prende mais minha atenção é o que fará com que todas essas partes se juntem novamente. A força capaz de transformá-las em pequenos universos, agregando tudo o que tem amor na composição e jogando fora as utopias que não cabem num coração de criança.
Junta tudo o que te cabe. Desarme-se do que é faz de conta.
Hoje escolhi ser assim, escrever desse jeito, silenciar naquela hora que foi difícil engolir a prosa-presa e chorar quando digo que não tenho motivo para isso. Mas mesmo com um coração bobo e desajeitado, não quero mais fingir que não o escuto. Foi-se o tempo.
E por falar em tempo, o calendário ainda diz ser primavera...Sei que quando esses dias terminarem, meu estoque de tulipas-margaridas-lírios-e-bem-me-quer, estará pronto pra suportar qualquer gota cristalizada por causa do frio, vindo de dentro.
Avanço. Mesmo que às vezes fique perdida no pensamento de saber se no próximo passo vou alçar vôo ou machucar as asas.
Avanço. Mesmo afirmando que às vezes não conseguirei dar conta disso. E quando esse tipo de ideia vem ao meu encontro é quando caio em mim e sinto que hoje eu sei o que seguir. Na contradição de: ainda que indo sem saber para onde.
Pronta para ver o sol raiar.

Raiou ,

9 comentários:

  1. Sentida em perfeição minha doce menina, que outrora foi amarga! Mas toda essa oscilação era uma pequena entrando em maturação do bom.
    Usando de sua valentia para se desnudar em palavras pulsantes e que são espelhos de uma alma perdida em um entardecer primaveril.
    Avente rumo ao céu .. pendurar borboletas :)
    Abraçodeurso e beijodemacaco branquela ,

    ResponderExcluir
  2. "Junta tudo o que te cabe. Desarme-se do que é faz de conta."

    Que lindo, beijos :*

    ResponderExcluir
  3. meu bem maior é esse amor que sentes, que desvestes essa alma, esse nano sopro de gente, de ser,..obg por ser minha filha, ou melhor, de poder comungar, dividir contigo partículas deste universo de palavras, moléculas em gotas de amor...
    felicidades meu amor
    painho

    ResponderExcluir
  4. Dá a luz a um ser é um mistério.
    Ter uma filha como você e um privilégio.
    TE AMO.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, fazia tempo q não lia um texto seu e sentia tanta força nas palavras!! Não q seus textos não sejam sinceros, mas nesse senti toda a sua vontade, beleza, coragem e discernimento!!
    Como sempre lindas palavras tocantes e suaves, mesmo quando demonstram raiva!!
    Ficar em casa está te inspirando amiga!!=D
    Ps: mas fique boa logo!^^
    Amo de mais essa pequena gigante!!
    Ass: Mariana!! (L)

    ResponderExcluir
  6. "Avanço. Mesmo que às vezes fique perdida no pensamento de saber se no próximo passo vou alçar vôo ou machucar as asas."

    "Avanço. Mesmo afirmando que às vezes não conseguirei dar conta disso. E quando esse tipo de ideia vem ao meu encontro é quando caio em mim e sinto que hoje eu sei o que seguir. Na contradição de: ainda que indo sem saber para onde."

    Lindo o post, Isa...
    Saudade no coração,
    Um beijo com amor e afeto,
    Jz

    Raiou,

    ResponderExcluir
  7. Bem, não me conheces, mas achei seu blog em uma pesquisa no google, provavelmente alguma imagem, achei seus textos interessantes e favoritei, sempre que tenho um tempinho passo para ler... Parabéns, tens uma sensibilidade sobre o mundo que a cerca muito bonita.

    ResponderExcluir
  8. Aos meus queridos, um muito obrigada pelas palavras.
    Quanta felicidade é essa troca, sabe.
    Bom vê-los por aqui!
    Um cantinho que não é meu, e sim, nosso.

    Um beijo carinhoso no coração ,

    ResponderExcluir
  9. Textos assim traz bom humor pro dia da gente :)

    ResponderExcluir

Pode dividir seu fragmento mental :)